PUBLICIDADE

Mundo

Trump promete defender produtos "Made in America"

17 jul 2017 - 19h45
(atualizado às 20h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta segunda-feira que irá adotar mais ações legais e regulatórias durante os próximos seis meses para proteger fabricantes norte-americanos, atacando acordos comerciais e práticas comerciais que disse estarem prejudicando companhias dos EUA.

Trump faz discurso na Casa Branca
 17/7/2017   REUTERS/Carlos Barria
Trump faz discurso na Casa Branca 17/7/2017 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

Trump subiu em um caminhão de bombeiros feito nos EUA estacionado atrás da Casa Branca, balançou um taco de beisebol na Sala Azul, e colocou brevemente um chapéu de caubói Stetson customizado na frente de executivos de companhias de manufatura de todos os 50 Estados reunidos para ouvi-lo elogiar seus produtos.

    "Quero fazer uma promessa para cada um de vocês: não iremos mais deixar que outros países quebrem as regras, roubem nossos empregos e drenem nossa riqueza", disse Trump.

    Ele estava falando para uma exposição comercial, com uma inclinação protecionista, organizada pela Casa Branca para destacar seus esforços em reviver o enfraquecido setor de manufatura.

    Os comentários de Trump foram feitos em um momento em que seu governo estabeleceu suas prioridades para revisar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) com o Canadá e o México. Trump também está revisando opções para restringir importações de aço.

    Trump não deu detalhes sobre o que seu governo irá fazer para proteger os manufatureiros, mas criticou tarifas cobradas por outros países e práticas comerciais desleais.

    "Isto inclui repressão contra vendas online predatórias de bens estrangeiros, que estão absolutamente matando nossos compradores e nossos shoppings centers", disse.

    "Se você olhar o que está acontecendo com shoppings centers e lojas e empregos e lojas, é muito, muito duro para eles. Eles tiveram um período muito difícil, fechando em números que nunca foram vistos antes", disse.

    Não ficou claro o que Trump quis dizer com parar "vendas online predatórias" e a Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de mais informações sobre a questão.

    Trump falou em frente uma série de produtos icônicos produzidos nos EUA: guitarras Gibson, um traje espacial da Nasa feito em Delaware e refrigerante Cheerwine.

    "Seus drivers são muito bons", disse Trump para um representante da Ping, produtora de tacos de golfe do Arizona, destacando que ele jogou golfe com o golfista profissional britânico Lee Westwood, que é um fã.

    Ele discutiu vendas de helicópteros da Sikorsky --"Eu tenho três deles", disse--, levantou ferraduras produzidas com aço da Nucor Corp, e passou por bifes de Omaha selados a vácuo.

    Ele disse a manufatureiros que está fazendo um trabalho para "nivelar o campo" para seus produtos.

    "Mas se o campo estivesse inclinado um pouco em nossa direção, eu aceitaria isto também", disse Trump.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade