Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que Putin concordou em suspender ataques na Ucrânia 'por 1 semana'

Americano teria feito pedido a russo devido ao rigoroso inverno

29 jan 2026 - 14h43
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (29) que seu homólogo na Rússia, Vladimir Putin, concordou em suspender os ataques na Ucrânia, depois que os mais recentes bombardeios de Moscou deixaram prédios sem aquecimento em diversas cidades do país vizinho em pleno inverno.

Putin se reuniu com Trump em agosto passado no Alaska
Putin se reuniu com Trump em agosto passado no Alaska
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Eles [o povo ucraniano] nunca sentiram um frio assim. Eu pessoalmente pedi ao presidente Putin que não atirasse contra Kiev e outras cidades por uma semana", afirmou Trump durante uma reunião, acrescentando que o líder russo "concordou" com o pedido.

Ontem, a Itália anunciou o envio do primeiro pacote de ajuda à infraestrutura energética da Ucrânia. O auxílio inclui geradores de energia e caldeiras industriais, que deverão ser usados em "redes urbanas danificadas, hospitais e serviços essenciais".

Kiev tem vivido uma crise energética devido aos frequentes bombardeios russos em seus sistemas de calefação no auge de um dos invernos mais rigorosos no leste europeu. No final de fevereiro, a guerra completará quatro anos. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade