Terremoto causa susto no norte da Itália, mas sem deixar danos
Abalos de magnitude 4.3 e 4.1 sacudiram a região da Emilia-Romagna
Dois terremotos de magnitude 4.3 e 4.1 na escala Richter sacudiram na manhã desta terça-feira (13) a região da Emilia-Romagna, no centro-norte da Itália, e fizeram pessoas fugirem para as ruas em algumas cidades.
Até o momento, no entanto, não há registro de danos, apesar da suspensão da circulação em algumas linhas ferroviárias para verificações de precaução nos trilhos.
O primeiro tremor, de magnitude 4.3, teve epicentro a sete quilômetros de Russi, na província de Ravenna, e ocorreu a uma profundidade de 23 quilômetros, às 9h27 (horário local), segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).
Já o segundo abalo sísmico foi registrado dois minutos depois, com magnitude 4.1 e epicentro a oito quilômetros de Faenza, também na província de Ravenna. Nos dois municípios, moradores chegaram a fugir para as ruas para se proteger contra os terremotos.
"Nenhum dano até o momento, apenas susto", disse à ANSA a prefeita de Russi, Valentina Palli. "Nós saímos e nos reunimos nas ruas, mas agora todos já voltaram", reforçou o prefeito de Faenza, Massimo Isola.
A Itália fica em uma zona de intensa atividade sísmica, na junção das placas tectônicas africana e eurasiática, as quais se chocam constantemente, provocando frequentes tremores de terra, mas a grande maioria sem deixar danos.