Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Suspensão de vistos nos EUA envolve esforço para reprimir pessoas 'mais velhas' e com ‘excesso de peso’, diz TV

Governo Trump confirmou o congelamento de vistos para 75 países a partir do dia 21 de janeiro; entenda

14 jan 2026 - 18h05
Compartilhar
Exibir comentários
Governo Trump suspenderá emissão de vistos para Brasil e outros 74 países por tempo indeterminado:

O governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, anunciou a revogação da emissão de vistos para 75 países a partir de 21 de janeiro. Segundo a Fox News, a medida faz parte de um reforço para reprimir pessoas "mais velhas" e com “excesso de peso” de conseguirem a permissão para morarem no país por serem vistas como possíveis “dependentes de benefícios públicos” dos EUA.

A questão veio à tona em novembro passado, quando a emissora teve acesso a uma nova diretriz do governo norte-americano que pedia para funcionários consulares dificultarem a concessão de vistos de imigração para pessoas com condições médicas específicas, com “excesso de peso” e também “mais velhas”.

“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar imigrantes em potencial inelegíveis que se tornariam uma acusação pública sobre os Estados Unidos e explorar a generosidade do povo americano”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, em um comunicado na ocasião. 

Outros fatores também foram elencados como passíveis de negação da emissão de visto: proficiência em inglês, finanças e até mesmo o potencial de necessidade de cuidados médicos de longo prazo.

Potência do passaporte dos EUA cai para a mínima histórica
Potência do passaporte dos EUA cai para a mínima histórica
Foto: Getty Images

Mais sobre o ‘congelamento’ de vistos

Até o momento, a lista completa dos países impactados não foi divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA. O que se sabe, oficialmente, é que nações como Somália, Haiti, Irã e Eritreia estão entre elas. 

Se o Brasil terá vistos suspensos ou não, ainda não se tem confirmação oficial. Mas, de acordo com informações obtidas pela emissora Fox News, os brasileiros também entrarão na lista – assim como pessoas do Afeganistão, Iraque e Rússia.

Segundo o veículo, a medida afetará apenas vistos de imigração, solicitados por quem busca autorização para morar e trabalhar nos Estados Unidos, não se aplicando a vistos de turistas, estudantes ou quem vai trabalhar por um curto período. 

Neste ano os Estados Unidos sediará a Copa do Mundo junto ao Canadá e México. Se assim seguir, a movimentação não deve impactar os visitantes que irão ao país para acompanhar os jogos e quem for trabalhar. A previsão, inclusive, é que a final da Copa seja no MetLife Stadium, em Nova York, em 19 de julho.

Os EUA apontam que os países afetados são aqueles “cujos imigrantes frequentemente se tornam um encargo público para os EUA ao chegarem ao país"  e que a medida tem como intuito “garantir que a generosidade do povo americano não seja mais explorada”.

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em níveis considerados inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano", informou a administração de Donald Trump.

*Com informações da Ansa e Deutsche Welle

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade