EUA ordenam evacuação parcial de bases militares no Oriente Médio
Possível retaliação iraniana a quartéis americanos motivou decisão
Os Estados Unidos começaram a retirar partes de seu contingente militar de bases estratégicas no Oriente Médio, devido à escalada das tensões com o Irã.
Segundo informações de um funcionário americano à Reuters, as transferências se devem às ameaças iranianas de atingir quartéis dos EUA em caso de um ataque de Washington contra Teerã.
Entre as bases que receberam ordens de evacuação parcial está a do Catar. Localizada 190 quilômetros ao sul do Irã, a Al-Udeid é a maior instalação americana no Oriente Médio, tendo sido alvo de ataques iranianos em junho de 2025, em retaliação aos bombardeios americanos contra usinas nucleares do país persa.
"O Catar continua a implementar todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança de seus cidadãos e residentes como prioridade máxima, incluindo ações relacionadas à proteção de infraestrutura crítica e instalações militares", diz um comunicado emitido hoje pelo Gabinete de Imprensa Internacional de Doha.
Em meio à violenta repressão do governo de Teerã contra manifestantes em diversas cidades, o presidente dos EUA, Donald Trump, assegurou que os "assassinos e abusadores" pagarão um "preço alto" por atacar seu povo.