Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, tenta se aproximar de Lula na Assembleia da ONU

Vídeo mostra tentativa de aproximação ao presidente brasileiro dentro do plenário da ONU, em Nova Iorque

22 set 2026 - 16h18
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula olha para trás, mas não cumprimenta Marco Rubio durante Assembleia Geral da ONU
Lula olha para trás, mas não cumprimenta Marco Rubio durante Assembleia Geral da ONU
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo gravado dentro do plenário da Assembleia Geral da ONU, que acontece em Nova Iorque, mostra o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, tentando uma aproximação do presidente Lula. No entanto, as imagens mostram que o chefe do executivo brasileiro não corresponde o político norte-americano e segue na direção contrária.

Lula caminhava no plenário ao lado de Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, e Celso Amorim, Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Presidência da República. Não há informações de quais seriam as intenções de Marco Rubio com o presidente brasileiro.

O quase encontro entre os dois aconteceu após o discurso do presidente Donald Trump. O secretário norte-americano não acompanhou a fala de Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU.

Recentemente, Lula fez duras críticas a Marco Rubio sobre sua postura com os outros países latino-americanos. “Agora ele tem um cidadão que não gosta do Brasil, não gosta da América Latina e é um bolsonarista, que é o secretário de Estado Marco Rubio. Ele é um anti-latino-americano, ou um latino-americano frustrado. Porque ele foi embora de Cuba, o bisavô dele é de lá. Mas ele nunca morou em Cuba, é de Miami”, disse o presidente ao comentar sobre a relação do Brasil com os EUA.

Em seu discurso na abertura da Assembleia Geral, Lula não citou nominalmente os Estados Unidos, mas fez críticas às tentativas de interferência externa nas eleições brasileiras e afirmou que, mesmo diante do “tarifaço”, a economia brasileira bateu recordes de exportação. A medida econômica foi imposta pelo presidente Donald Trump a diversos países, entre eles o Brasil.

Marco Rubio, que usa gravata vinho no centro da imagem, acompanhou o discurso do presidente Donald Trump na Assembleia Geral da Onu
Marco Rubio, que usa gravata vinho no centro da imagem, acompanhou o discurso do presidente Donald Trump na Assembleia Geral da Onu
Foto: Reprodução/X/@SecRubio
Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra