Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Super tufão' Fung-Wong deixa rastro de destruição nas Filipinas e avança em direção a Taiwan

A passagem do "super tufão" Fung-Wong neste domingo (9) pelas Filipinas deixou pelo menos cinco mortos e levou à retirada de mais de um milhão de pessoas de suas casas. O ciclone agora se dirige a Taiwan.

10 nov 2025 - 09h09
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem do "super tufão" Fung-Wong neste domingo (9) pelas Filipinas deixou pelo menos cinco mortos e levou à retirada de mais de um milhão de pessoas de suas casas. O ciclone agora se dirige a Taiwan.

O tufão Fung-Wong atingiu a costa leste do país e afetou quase todo o território, poucos dias após a passagem do tufão Kalmaegi, que deixou pelo menos 224 mortos.

"Muitas casas foram danificadas e algumas de nossas principais estradas estão intransitáveis devido a deslizamentos de terra", disse Geofry Parrocha, socorrista na cidade de Dipaculao, no nordeste do país, que permanece sem energia elétrica. Segundo ele, as autoridades só chegaram ao local nesta segunda-feira (10). "Não conseguimos nos mobilizar ontem à noite porque a chuva estava forte e o nível da água, elevado", explicou.

Na província de Cagayan, uma enchente repentina na vizinha Apayao provocou o transbordamento do rio Chico, obrigando os moradores a buscar refúgio em áreas mais altas.

Mais de 5.000 pessoas também foram retiradas antes que o rio Cagayan inundasse a pequena cidade de Tuguegarao, a cerca de 30 quilômetros de distância. A maioria das escolas e repartições públicas permaneceu fechada nesta segunda-feira na ilha de Luzon, incluindo os estabelecimentos da capital, Manila.

Emergência Nacional 

A região de Catanduanes foi atingida na manhã de domingo por ventos violentos e chuvas intensas, que inundaram ruas e casas.

"As ondas começaram a bater por volta das 7h da manhã. Quando atingiram o dique, parecia que o chão tremia", relatou à AFP Edson Casarino, de 33 anos, morador da cidade de Virac, em Catanduanes.

A igreja da cidade foi cercada pelas águas, que subiram até a metade da entrada, conforme mostra um vídeo cuja autenticidade foi confirmada pela AFP. Inundações também foram registradas na região de Bicol, no sul.

Dias antes, o tufão Kalmaegi já havia provocado inundações em várias cidades das ilhas de Cebu e Negros. O presidente Ferdinand Marcos declarou nesta segunda-feira que o "estado de emergência nacional" relacionado ao Kalmaegi será prorrogado por um ano.

Tufão deve perder força em Taiwan

O tufão agora segue em direção a Taiwan, onde deve perder força. São esperados mais de 350 milímetros de chuva em 24 horas, segundo o serviço meteorológico local. Cerca de 5.000 pessoas serão retiradas em três municípios do condado de Hualien, no leste, informou o governo local.

Esses municípios estão próximos de uma represa que cedeu durante as chuvas torrenciais causadas pelo super tufão Ragasa, em setembro, resultando na morte de 19 pessoas.

Segundo cientistas, as mudanças climáticas causadas pela atividade humana tornam os fenômenos meteorológicos extremos mais frequentes, letais e destrutivos. Oceanos mais quentes permitem que os tufões se intensifiquem mais rapidamente, enquanto temperaturas mais elevadas tornam a atmosfera mais úmida, resultando em chuvas mais intensas.

Com agências

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade