PUBLICIDADE

Mundo

Suíça inclui região italiana em lista de áreas de risco de Covid

Quem chegar da Ligúria terá de cumprir quarentena no país alpino

25 set 2020 - 14h16
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Suíça atualizou nesta sexta-feira (25) sua lista de países e regiões com alto risco de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2.

Praça em Gênova, capital da Ligúria
Praça em Gênova, capital da Ligúria
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A nova relação inclui nações como Dinamarca, Bélgica, Irlanda, Portugal e Reino Unido, além da região da Ligúria, no noroeste da Itália. A lista entrará em vigor no dia 28 de setembro e determina que viajantes provenientes dessas zonas cumpram quarentena de 10 dias ao entrar na Suíça.

O rol de áreas consideradas de alto risco pelo governo suíço tem 59 países, incluindo Brasil e Estados Unidos, diversas regiões e territórios da França e da Áustria, além da Ligúria.

Após a divulgação da nova "lista vermelha", o governo lígure enviou uma carta às autoridades diplomáticas suíças, afirmando que a decisão se baseia em dados "heterogêneos" e expressando seu desejo de que Berna "reconsidere" a medida.

A exigência de quarentena na Suíça passa a valer quando determinado país ou região supera o índice de 60 novos casos por cada 100 mil habitantes em um período de 14 dias. A Ligúria chegou a uma média de 70 contágios por cada 100 mil habitantes em duas semanas, mas o governo local afirma que isso se deve a um foco específico na província de La Spezia.

"O restante do território lígure permanece abaixo do parâmetro indicado", diz um comunicado oficial da Ligúria. Com 1,55 milhão de habitantes, a região concentra 12.944 casos e 1.597 mortes na pandemia de coronavírus, enquanto a Itália inteira tem 306.235 contágios e 35.801 óbitos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade