PUBLICIDADE

Mundo

Socialistas espanhóis e separatistas catalães continuam negociações para formar novo governo

28 nov 2019 - 20h25
(atualizado às 23h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Socialista espanhol e o partido separatista catalão Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) disseram nesta quinta-feira que se encontrariam novamente no dia 3 de dezembro após negociações iniciais nas quais eles concordaram sobre a necessidade pelo diálogo para quebrar o impasse que impede a formação de um novo governo. 

O ERC disse que sua posição sobre a formação de um novo governo entre os socialistas e o partido de esquerda Podemos continuava negativa. Mas disse que concordava que há "necessidade para uma abordagem política a um conflito que é em sua natureza político". 

Os socialistas disseram que as diferenças entre os dois partidos continuavam mas que havia uma "vontade compartilhada de promover diálogo".

O Partido Socialista (PSOE), liderado pelo primeiro-ministro em exercício, Pedro Sánchez, se vê procurando apoio para formar um governo de coalizão após a eleição neste mês na qual não conseguiu atingir a maioria. A eleição foi a quarta da Espanha em quatro anos. As 120 cadeiras do PSOE, combinadas com as 35 conquistadas pelo Podemos, os deixam a alguns assentos de formar uma maioria no Parlamento, que tem 350 vagas, garantindo ao ERC um papel decisivo na resolução do impasse em Madri. 

O ERC, de inclinação esquerdista, não se juntaria a nenhum governo, mas sua abstenção durante uma votação parlamentar para formar um governo poderia pavimentar o caminho para que Sánchez assumisse o cargo. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade