PUBLICIDADE

Mundo

Sistema contra inundações em Veneza pode estrear no sábado

Previsão meteorológica é de "acqua alta" de até 135 centímetros

1 out 2020 - 11h23
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O sistema de barreiras móveis construído ao custo de 5,5 bilhões de euros para proteger o centro histórico de Veneza contra inundações pode entrar em funcionamento pela primeira vez no próximo sábado (3).

Sistema Mose foi projetado para proteger Veneza de inundações
Sistema Mose foi projetado para proteger Veneza de inundações
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A obra do Mose será concluída apenas no fim de 2021, mas o governo já autorizou o acionamento das comportas de forma emergencial sempre que a maré superar os 130 centímetros acima de seu nível médio.

Segundo o último boletim meteorológico divulgado pela Prefeitura de Veneza, a previsão é de uma "acqua alta" de até 135 centímetros por volta do meio-dia do próximo sábado, o que é suficiente para alagar 52% das ruas do centro histórico.

Quando o Mose estiver 100% concluído, em dezembro de 2021, as comportas serão acionadas quando a maré superar 110 centímetros.

O sistema já passou por testes em julho, agosto e setembro, mas ainda não entrou em ação em situações de emergência As barreiras ficam na Bocca di Malamocco, na Bocca di Chioggia e na Bocca di Lido (esta é dividida em duas por uma ilha artificial), os três acessos da Lagoa de Veneza ao Mar Adriático.

A decisão sobre o acionamento ficará a cargo da comissária extraordinária do governo para o Mose, Elisabetta Spitz. Durante o levantamento das comportas, a Lagoa de Veneza ficará fisicamente separada do Mar Adriático, interrompendo o tráfego marítimo.

Alagamentos

O centro da capital do Vêneto se distribui por ilhas situadas na Lagoa de Veneza, que sofre regularmente com a "acqua alta". Mais comum entre o fim do outono e o início do inverno europeu, esse fenômeno ocorre quando o Adriático sobe e invade a área lagunar, inundando a parte mais famosa da cidade.

A solução encontrada para combater o problema é o sistema Mose, acrônimo de Módulo Experimental Eletromecânico e que também remete ao personagem bíblico Moisés (Mosè, em italiano). O projeto foi iniciado em 2003, mas escândalos de corrupção adiaram o fim das obras para dezembro de 2021.

A maior "acqua alta" já registrada em Veneza teve 194 centímetros, em 1966, mas, em novembro passado, ocorreram quatro marés superiores a 140 centímetros, algo inédito para um único mês em toda a história da cidade. A maior delas teve 187 centímetros.  

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade