PUBLICIDADE

Mundo

Secretário de Estado dos EUA conversa com europeus em meio a tensões sobre Irã

14 mai 2018 - 21h03
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, conversou com seus colegas de Alemanha, França e Reino Unido nos últimos dias para discutir cooperação relacionada ao Irã, disse uma porta-voz do Departamento de Estado nesta segunda-feira, uma semana após o presidente Donald Trump retirar-se do acordo nuclear com o Irã.

Pompeo concede entrevista em Washington
 11/5/2018    REUTERS/Kevin Lamarque
Pompeo concede entrevista em Washington 11/5/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

"O secretário ressaltou que os Estados Unidos e nossos aliados europeus compartilham fortes interesses de impedir o Irã de desenvolver uma arma nuclear e em combater as atividades desestabilizadoras do regime iraniano na região", disse a porta-voz Heather Nauert em nota.

"Ele está esperançoso de que possamos continuar com a forte cooperação", acrescentou ela.

No domingo, a Casa Branca ameaçou impor sanções sobre companhias europeias que fizerem negócios com o Irã após Trump retirar os EUA do acordo de 2015 negociado pelo governo Obama.

Pompeo estava em Pyongyang na terça-feira quando Trump fez o anúncio, e autoridades de alto escalão do Departamento de Estado disseram que o secretário tentará persuadir aliados na Europa, Oriente Médio e Ásia para pressionar Teerã a retomar negociações.

O assessor de segurança nacional da Casa Branca John Bolton disse no domingo que as sanções dos EUA sobre países europeus que mantém negociações comerciais com o Irã eram "possíveis", embora Pompeo continue esperançoso de que Washington e seus aliados possam chegar a um novo acordo nuclear com Teerã.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade