Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia testa míssil balístico intercontinental

Projétil RS-24 Yars com múltiplas ogivas percorreu 6 mil km

6 fev 2019 - 09h35
(atualizado às 10h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia testou com sucesso um míssil balístico intercontinental no cosmódromo de Plesetsk, no noroeste do país, anunciou nesta quarta-feira (6) o Ministério da Defesa.

Segundo o governo, um projétil RS-24 Yars equipado com múltiplas ogivas percorreu um trajeto de 6 mil quilômetros. "O lançamento tinha como objetivo confirmar a capacidade do sistema balístico", disse o ministério.

O RS-24 é movido por propulsantes sólidos e capaz de atingir vários alvos ao mesmo tempo. O míssil foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Termal de Moscou e testado pela primeira vez em 2007.

Míssil RS-24 é exibido em parada militar em Moscou, em 6 de maio de 2018
Míssil RS-24 é exibido em parada militar em Moscou, em 6 de maio de 2018
Foto: ANSA / Ansa

Segundo os Estados Unidos, o armamento viola o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start), assinado em 31 de julho de 1991, mas a Rússia alega que é apenas uma atualização de um sistema anterior, o Topol-M. Além disso, Moscou afirma que o projétil é uma resposta ao escudo antimísseis que os EUA pretendem construir na Europa.

No início deste mês, o governo de Donald Trump rompeu um histórico tratado de não-proliferação nuclear com Moscou, gerando temores de uma nova corrida armamentista aos moldes da Guerra Fria.

Veja também

Casa Civil diz que proposta para Previdência será definida por Bolsonaro semana que vem:
Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade