Trump revela 'estrutura' de acordo sobre Groenlândia e cancela tarifas
Presidente disse que possível pacto poderá ser 'benéfico' para EUA e Otan
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta quarta-feira (21) que o governo do país e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) definiram a estrutura para um futuro acordo envolvendo a Groenlândia e toda a região do Ártico.
Em uma mensagem compartilhada no Truth Social, rede social do magnata, Trump declarou que a decisão foi tomada após uma reunião "muito produtiva" com Mark Rutte, secretário-geral da aliança militar.
"Definimos a estrutura para um futuro acordo sobre a Groenlândia e, na verdade, sobre toda a região do Ártico. Essa solução, se finalizada, será extremamente benéfica para os Estados Unidos e para todas as nações da Otan", escreveu o republicano.
O mandatário também decidiu cancelar as tarifas de 10% que pretendia aplicar aos países europeus em razão do envio de tropas para a ilha ártica. As novas taxas entrariam em vigor a partir de 1º de fevereiro.
Por fim, Trump afirmou que as discussões sobre o chamado "Domo de Ouro", um sistema tecnológico e moderno de defesa aérea que pretende construir para os EUA, continuarão nas próximas semanas. As conversas serão lideradas pelo vice-presidente americano, JD Vance, pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo enviado especial Steve Witkoff. .