Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia estaria utilizando crianças para projetar drones, diz investigação independente

Crianças e adolescentes estariam sendo recrutados devido ao conhecimento sobre drones adquirido em videogame famoso no país

22 jul 2025 - 20h00
(atualizado às 21h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov / Reuters

Uma investigação, liderada pelo portal russo exilado Insider, apontou que o governo de Vladimir Putin teria utilizado crianças para projetar drones que estão sendo utilizados durante a guerra contra a Ucrânia. De acordo com a pesquisa, o conhecimento em videogames teria ajudado.

O game Berloga, conhecido e muito jogado no país, foi lançado em 2022 e nele ursos inteligentes precisam se defender de diversos enxames de abelhas. Em determinado momento, inclusive, usam drones para afastá-las.

Segundo a reportagem, adolescentes e crianças que têm sucesso no jogo conseguem notas extras em provas do Ensino Médio, além de serem convidados para competições em nível nacional. Os melhores estudantes, inclusive, são contratados por empresas russas que atuam diretamente na segurança nacional.

O jornal Insider conversou com três finalistas da competição Big Challengers, a maior do país, que afirmaram saber que seus projetos são utilizados pelo setor militar, mas que eram incentivados a esconder essas informações.

"Fomos proibidos de dizer que era necessário para a guerra, e inventamos aplicações para a sociedade civil. É um programa infantil (...) Um projeto deve sempre ter um propósito duplo, especialmente quando se é estudante. É uma regra não escrita que observei em todas as competições", disse um deles.

Essas crianças e adolescentes fazem parte da criação de projetos de drones ultraleves utilizados como FPV (visão em primeira pessoa) e também para longas distâncias.

Uma delas explicou que, aos 13 anos, treinava soldados em operações com drones dentro de uma instalação estatal em 2022.

Para conseguir entrar nesses lugares e conversar com os adolescentes e crianças, os jornalistas se passaram por membros da mídia controlada pelo Estado — a única permitida no país desde 2022.

Segundo o portal Newsweek, a Rússia exibiu durante o fim de semana adolescentes ajudando a construir drones kamikazes em uma fábrica descrita como "a maior fabricante mundial de drones de ataque".

De acordo com a reportagem do jornal inglês The Guardian, as imagens exibidas eram de drones Geran-2, que possuem alcance de quase 1.600 quilômetros e estão sendo utilizados para atacar infraestruturas militares, energéticas, mas também civis e residenciais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade