Rússia diz que não há mais mal-entendidos com EUA sobre Ucrânia
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse na quinta-feira que todos os "mal-entendidos" com os Estados Unidos sobre a Ucrânia foram resolvidos após uma reunião no início deste mês entre o presidente Vladimir Putin e o enviado dos EUA Steve Witkoff.
O Kremlin elogiou a reunião de 2 de dezembro com Witkoff e Jared Kushner como "construtiva", embora não tenham sido alcançados grandes avanços para resolver a guerra na Ucrânia.
Lavrov afirmou na quinta-feira que as conversas confirmaram os "entendimentos mútuos" alcançados entre Putin e Donald Trump, em uma cúpula no Alasca em agosto.
"Agora, aqui, em nossas negociações com os norte-americanos sobre a questão da Ucrânia, eu pessoalmente acredito que os mal-entendidos e as falhas de comunicação foram resolvidos", disse ele.
Lavrov acrescentou que a Rússia quer um pacote de documentos acordados para um pacto de paz sustentável e de longo prazo na Ucrânia, com garantias de segurança para todas as partes envolvidas.
"Transmitimos aos nossos pares norte-americanos propostas adicionais relativas a garantias de segurança coletiva", disse Lavrov. "Entendemos que, ao discutir garantias de segurança, não podemos nos limitar apenas à Ucrânia."
Ele também reafirmou que a Rússia não aceitará que a Ucrânia se torne membro da Otan e que Moscou quer proteção para os falantes de russo na Ucrânia.