Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reino Unido estuda impor sanções contra Israel

Starmer definiu violência em Gaza como 'mancha para humanidade'

4 jun 2025 - 10h23
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O premiê do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta quarta-feira (4) que o governo britânico avalia impor sanções contra Israel por causa da guerra na Faixa de Gaza.

Protesto em Londres contra ofensiva de Israel na Faixa de Gaza
Protesto em Londres contra ofensiva de Israel na Faixa de Gaza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em audiência no Parlamento, o primeiro-ministro trabalhista foi questionado sobre o assunto por uma deputada aliada, Claire Hanna, e respondeu que a nova escalada israelense no enclave palestino é uma "mancha para a humanidade".

"Continuaremos buscando novas ações junto com nossos aliados, incluindo sanções, mas deixe-me ser absolutamente claro: precisamos voltar para um cessar-fogo e que os reféns sejam libertados", declarou Starmer.

O premiê ainda definiu as recentes ações de Israel em Gaza como "assustadoras, contraproducentes e intoleráveis" e reiterou a oposição do Reino Unido "à expansão das operações militares, à violência dos colonos [na Cisjordânia] e ao bloqueio de ajuda humanitária".

Recentemente, o governo britânico suspendeu as negociações para um acordo comercial com Israel e sancionou extremistas ligados a atos de violência contra palestinos na Cisjordânia ocupada.

Israel tem enfrentado uma crescente pressão internacional para interromper a ofensiva na Faixa de Gaza, onde mais de 54 mil pessoas já morreram desde o início da guerra e, segundo a ONU, 100% da população corre risco de fome.

Nos últimos dias, o país foi acusado de atacar civis reunidos perto de centros de ajuda humanitária, provocando dezenas de mortes, mas as Forças de Defesa Israelenses (IDF) negam. O conflito foi deflagrado em 7 de outubro de 2023, após atentados terroristas do Hamas que deixaram 1,2 mil mortos em Israel.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade