PUBLICIDADE

Mundo

Rei Charles faz vigília no caixão da rainha; fila de espera aumenta em Londres

16 set 2022 - 19h14
Compartilhar
Exibir comentários

O rei Charles e seus irmãos fizeram vigília ao lado do caixão de sua falecida mãe, a rainha Elizabeth, nesta sexta-feira, enquanto dezenas de milhares de pessoas que faziam fila para prestar suas últimas homenagens foram informadas de que enfrentariam uma espera de até 24 horas.

Charles, a princesa Anne, os príncipes Andrew e Edward, vestidos com uniformes militares, ficaram em silêncio com a cabeça baixa para a vigília de 15 minutos no histórico Westminster Hall, onde o caixão da falecida monarca está desde quarta-feira.

A maioria dos outros membros da família real britânica, incluindo alguns dos bisnetos da rainha, assistiam de uma galeria.

Dezenas de milhares de pessoas de todas as idades e de todas as esferas já passaram pelo caixão em um fluxo constante e solene para prestar homenagem à rainha, que morreu na Escócia em 8 de setembro, aos 96 anos, após um reinado de 70 anos.

Apesar do aviso de quanto tempo levaria para chegar ao prédio, as pessoas em luto continuaram a se juntar a uma fila bem organizada que se estende ao longo da margem sul do Tâmisa e depois sobre o rio até o Westminster Hall do Parlamento, sabendo que a espera duraria a noite e com previsão de tempo frio.

"Ficamos impressionados com a onda de emoção que nos envolveu e com o grande número de pessoas que se esforçaram para expressar seu amor, admiração e respeito a uma pessoa tão especial e única", disse o príncipe Edward, filho mais novo da rainha, em um comunicado.

Rosie Beddows, 57 anos, de Sussex, ficou na fila com o marido e o filho e passou pelo caixão quando ele estava sendo guardado pela família real.

"Foi absolutamente incrível, tão comovente, tão bonito. Foi um dia incrivelmente longo, mas vimos o rei", disse ela. "Eu não posso acreditar. Acho que ele vai ser um rei brilhante."

Entre os que encarou a fila estava o ex-capitão de futebol da Inglaterra David Beckham, que parecia choroso enquanto esperava para passar pelo caixão, tendo ficado na fila por mais de 13 horas sozinho, comendo batatas fritas, doces e rosquinhas.

"Estávamos todos aqui celebrando sua majestade hoje e não importava quanto tempo estivéssemos lá", disse Beckham, vestindo um terno escuro. "Nós estávamos lá por uma razão. E todos estávamos juntos. Foram algumas horas especiais."

Soldados em uniforme cerimonial e outros oficiais estão de vigília em torno do caixão enquanto as pessoas passam para prestar homenagem após a longa espera. Muitos choravam e outros saudavam ou inclinavam a cabeça.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade