Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é Yamagami Tetsuya, preso após assassinato de Shinzo Abe

O ex-primeiro ministro do Japão foi morto quando estava fazendo um discurso na cidade de Naga, interior do País

8 jul 2022 - 09h28
(atualizado às 09h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Yamagami Tetsuya foi preso pela polícia japonesa assim que feriu, com dois tiros, o ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, na madrugada desta sexta-feira (8) no horário de Brasília. Segundo a imprensa japonesa, Tetsuya é um desempregado de 41 anos e ex-membro das Forças de Autodefesa Marítima japonesas. Ele é natural de Nara e foi detido segurando a arma do crime.

O homem de 41 anos preso em flagrante pelo assassinato do ex-premiê do Japão Shinzo Abe, disse que não tinha "rancor contra as convicções" do político.    

No entanto, de acordo com investigadores citados pela imprensa japonesa, ele também afirmou que estava "frustrado e insatisfeito" com Abe, que renunciara ao cargo de primeiro-ministro em setembro de 2020 por motivos de saúde.

Quem é Yamagami Tetsuya, preso após assassinato de Shinzo Abe
Quem é Yamagami Tetsuya, preso após assassinato de Shinzo Abe
Foto: Kyodo / Reuters

Abe foi baleado pelas costas e morreu em função de uma hemorragia interna provocada pelos ferimentos no tórax e no pescoço.

Yamagami teria usado uma arma artesanal para matar o ex-premiê, já que o código armamentista japonês é extremamente rígido. O Japão tem uma das menores taxas do mundo de crimes cometidos com armas de fogo. Segundo a Agência Nacional de Polícia, houve, em 2017, apenas 22 crimes cometidos com armas de fogo - deixando 3 mortos e 5 feridos.

No Brasil, em 2017, foram contabilizados 63.880 mortes violentas, o maior índice da história. Isso equivale a 30,8 homicídios para cada 100 mil pessoas.

Com informações da BBC e da Ansa

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade