Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pyongyang tem 2 mil kg de urânio altamente enriquecido, diz Seul

Quantidade é suficiente para muitas ogivas nucleares

25 set 2025 - 12h46
(atualizado às 13h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte possui até 2 mil quilos de urânio altamente enriquecido graças aos esforços de seu governo para expandir "drasticamente" suas capacidades nucleares nos últimos anos, estima Seul, que pede uma "interrupção urgente" da atividade.

Kim afirmou querer conversar com EUA, desde que pauta não inclua seu arsenal nuclear
Kim afirmou querer conversar com EUA, desde que pauta não inclua seu arsenal nuclear
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi revelada em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25) pelo ministro da Unificação da Coreia do Sul, Chung Dong-young.

"As agências de inteligência [sul-coreanas] estimam que o estoque de urânio altamente enriquecido da Coreia do Norte, com mais de 90% de pureza, chega a 2 mil quilos", declarou Chung, pedindo uma "interrupção urgente" da atividade de Pyongyang.

"Neste exato momento, centrífugas de urânio em quatro áreas do Norte estão operando para armazenar material nuclear", acrescentou, destacando ainda que "apenas cinco ou seis quilos de plutônio são suficientes para construir uma única bomba atômica".

O ministro lembrou que os 2 mil quilos de urânio altamente enriquecido, que poderiam ser "inteiramente reservados para a produção de plutônio", seriam "suficientes para produzir um enorme número de ogivas nucleares".

Para Chung, apenas penalizar o governo de Kim Jong-un com sanções "não basta", sendo necessária uma cúpula entre Pyongyang e Washington.

No entanto, Kim declarou esta semana que está aberto a negociações com os Estados Unidos, desde que o encontro bilateral não inclua o arsenal nuclear de seu país.

A Coreia do Norte tem realizado testes nucleares desde 2006, apesar de nunca ter divulgado publicamente detalhes dessa atividade.

De acordo com os serviços de inteligência de Seul, acredita-se que o país vizinho opere diversas instalações de enriquecimento de urânio, incluindo uma na usina nuclear de Yongbyon, que foi reativada em 2021.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade