Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Três morrem em ataque a garimpeiros na véspera do Ano Novo no Peru

1 jan 2026 - 17h15
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos três pessoas foram mortas em um ataque na véspera de Ano Novo contra mineiros informais no distrito de Patáz, no norte do Peru, informaram autoridades locais e ‌uma empresa de mineração nesta quinta-feira, o último de uma série de ataques a garimpeiros de ‌ouro de pequena escala no país andino.

A empresa de mineração Poderosa disse que sua equipe de segurança se aproximou da área após ouvir tiros e encontrou três pessoas mortas a tiros, acrescentando que elas provavelmente haviam entrado ilegalmente para extrair materiais.

A mineradora informou que a ‍polícia disse que ninguém havia sido sequestrado ou estava desaparecido, contradizendo declarações anteriores na TV do prefeito de Patáz, Aldo Marino, que disse à TV local que a polícia havia informado que sete pessoas estavam desaparecidas.

Marino disse que relatos de outras ‌pessoas próximas sugeriam que o número de mortos poderia ser maior.

Os ‌promotores locais disseram nas redes sociais que encontraram 11 cápsulas de balas no local e iniciaram uma investigação. A Poderosa disse que a polícia havia prendido duas pessoas.

A polícia não confirmou o ataque e autoridades do governo não estavam disponíveis para comentar.

Patáz se tornou a principal área produtora de ouro do Peru, graças principalmente às minas artesanais ou informais de pequena escala, que operam sob licenças temporárias do governo chamadas Reinfo.

No entanto, milhares de licenças são exploradas por mineradores ilegais que, segundo a polícia e fontes do setor, roubam a produção de outros mineradores, trabalhando em conjunto com gangues criminosas.

Em dezembro, o governo peruano prorrogou as licenças Reinfo por um ano, a quinta prorrogação em uma década. Em julho, expulsou mais de 50.000 mineradores de pequena escala do esquema, mais da metade, mantendo pouco mais de 30.000 para um processo de formalização.

O Peru exportou US$15,5 bilhões em ouro em 2024, um salto acentuado em relação aos US$11 bilhões registrados no ano ‌anterior. Cerca de 40% é de origem ilegal, de acordo com estimativas da indústria local e do órgão de fiscalização financeira do país.

A polícia informou que 13 mineiros foram mortos no mesmo distrito em maio do ano passado, quando gangues criminosas tentavam aumentar seu controle na área.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade