PUBLICIDADE

Mundo

Putin elogia "bravo" Trump por encontro planejado com norte-coreano Kim

5 jun 2018 - 21h13
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que uma decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de marcar um encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, é "brava e madura", e disse estar esperando um "resultado positivo".

A cúpula histórica irá acontecer em 12 de junho em Cingapura, na mais recente reviravolta em um percurso diplomático norte-americano de alto risco para conter o programa de armas nucleares de Pyongyang.

    Na sexta-feira, Trump, em uma reversão completa, disse que irá realizar o encontro com Kim, após inicialmente cancelá-lo, citando o que chamou de "hostilidade aberta" de Pyongyang.

    "Eu ainda espero que este encontro - uma decisão muito brava e madura que o presidente norte-americano, Donald Trump, teve, de ter contato direto com o líder norte-coreano, Kim Jong Um - aconteça, e nós todos esperamos um resultado positivo", disse Putin em entrevista à China Media Group.

    Putin deve participar de uma cúpula da Organização para Cooperação de Xangai mais tarde nesta semana.

    O líder do Kremlin disse no mês passado que seu próprio encontro proposto com Trump não está sendo organizado por ora e que foi adiado por problemas.

    Trump disse em março que os dois líderes iriam se encontrar em breve, mas desde então os laços já ruins entre Washington e Moscou pioraram ainda mais por conta do conflito na Síria e o envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade