Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Putin e Erdogan pedem cessar-fogo imediato no Oriente Médio

Rússia e Turquia reforçaram solução diplomática para conflito

16 jun 2025 - 09h41
(atualizado às 09h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia e a Turquia pedem um cessar-fogo imediato diante da escalada do conflito entre Israel e Irã. A solicitação conjunta, feita pelos presidentes Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, respectivamente, ocorre após telefonema entre eles nesta segunda-feira (16), quando concordaram em manter Moscou e Ancara em "estreita colaboração" a fim de buscar uma solução diplomática à questão nuclear iraniana.

Erdogan e Putin durante encontro dos Brics em 2024
Erdogan e Putin durante encontro dos Brics em 2024
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo nota do Kremlin divulgada no Telegram, os dois líderes "são a favor de um cessar-fogo imediato da hostilidade e da resolução das questões controversas, incluindo as relativas ao programa nuclear iraniano".

Já a presidência turca afirmou que, para Erdogan, "o único modo de resolver a questão com o Irã é a diplomacia e que é necessário voltar à mesa de negociações o quanto antes". Ele também destacou que "a espiral de violência desencadeada pelos ataques israelenses contra o Irã coloca em risco a segurança de toda a região", reforçando que "a atitude ilegal do governo [israelense de Benjamin] Netanyahu representa uma clara ameaça ao sistema internacional e que a região não pode tolerar uma nova guerra", ponto que também foi observado pelo governo russo.

Cerca de 250 pessoas já morreram em três dias de guerra entre Israel e Irã, conflito deflagrado na madrugada da última sexta-feira (13), após o país judeu disparar dezenas de mísseis contra alvos militares e nucleares na nação persa. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade