PUBLICIDADE

Mundo

Promotora sueca anuncia arquivamento de investigação de estupro contra Assange

19 nov 2019 - 10h33
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma procuradora da Suécia informou nesta terça-feira que não prosseguirá com uma investigação sobre uma alegação de estupro contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, após uma análise dos indícios.

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange, ao deixar tribunal de Londres após ser sentenciado
01/05/2019
REUTERS/Henry Nicholls/File Photo
Fundador do WikiLeaks, Julian Assange, ao deixar tribunal de Londres após ser sentenciado 01/05/2019 REUTERS/Henry Nicholls/File Photo
Foto: Reuters

A vice-procuradora-chefe Eva-Marie Persson disse que os indícios da demandante são críveis e confiáveis, mas que após quase uma década as lembranças das testemunhas se desvaneceram.

"Depois de realizar uma avaliação abrangente do que emergiu no decurso da investigação preliminar, faço a avaliação de que os indícios não são fortes o suficiente para formarem a base para se apresentar um indiciamento", disse Persson em uma coletiva de imprensa.

Assange, um cidadão australiano de 48 anos, negou diversas vezes a alegação feita contra ele em 2010.

A medida da procuradora evita um possível dilema para os tribunais britânicos, que poderiam ter tido que decidir entre pedidos de extradição concorrentes dos Estados Unidos e da Suécia -- mas Persson disse que a decisão de descartar a investigação é passível de apelação.

Assange está sendo mantido em uma prisão britânica à espera de uma audiência de extradição para os EUA marcada para fevereiro. Os EUA querem julgá-lo por 18 acusações criminais, que incluem conspirar para invadir computadores do governo e violar uma lei de espionagem.

Ele foi retirado da embaixada do Equador em Londres em abril deste ano, depois de passar mais de sete anos abrigado no local para evitar uma extradição baseada nas alegações suecas. Desde então ele cumpre pena em uma prisão britânica por ter violado sua condicional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade