PUBLICIDADE

Mundo

Presidente de El Salvador pede licença para focar em reeleição

29 nov 2023 - 10h38
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou na terça-feira que pedirá formalmente ao Congresso que aprove uma licença nos próximos dias para permitir que ele concorra à reeleição no próximo ano.

O tribunal eleitoral do país aprovou a candidatura de Bukele neste mês.

Em um discurso transmitido pela televisão, Bukele disse que está solicitando formalmente a licença "para se dedicar à campanha", mas não nomeou seu substituto temporário em seus breves comentários.

Embora os críticos questionem a capacidade de Bukele de buscar um segundo mandato consecutivo, citando uma proibição constitucional, o tribunal superior do país decidiu que ele pode concorrer no próximo ano.

Os juízes da corte foram nomeados pelo Congresso, que é dominado pelo partido Novas Ideias, de Bukele.

Bukele pode vencer confortavelmente as eleições de 2024, de acordo com uma pesquisa recente, em grande parte devido à sua popularidade decorrente de uma política de segurança pública que reduziu drasticamente os crimes violentos e, ao mesmo tempo, restringiu os direitos constitucionais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade