Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Explosão mata 7 pessoas em restaurante administrado por chineses na capital afegã

19 jan 2026 - 20h49
Compartilhar
Exibir comentários

Uma explosão destruiu um restaurante administrado por chineses em um hotel em uma parte fortemente protegida da capital do Afeganistão nesta segunda-feira, matando um cidadão chinês e seis afegãos ‌e ferindo vários outros, incluindo uma criança, disseram autoridades.

O restaurante ficava no bairro comercial de Shahr-e-Naw, ‌em Cabul, que inclui prédios de escritórios, complexos comerciais e embaixadas, informou o porta-voz da polícia, Khalid Zadran. O distrito é considerado um dos mais seguros da cidade.

O braço afegão do Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque desta segunda-feira, dizendo em um comunicado que ele ‍foi realizado por um homem-bomba.

O restaurante chinês era administrado conjuntamente por um muçulmano chinês, Abdul Majid, sua esposa e um sócio afegão, Abdul Jabbar Mahmood, e atendia à comunidade muçulmana chinesa, disse Zadran.

A agência de notícias Amaq disse que o braço local ‌do Estado Islâmico colocou os cidadãos chineses em sua lista de ‌alvos, citando "crimes crescentes do governo chinês contra os uigures".

Grupos de direitos humanos acusam Pequim de abusos generalizados contra os uigures, um grupo étnico minoritário majoritariamente muçulmano de cerca de 10 milhões de pessoas que vive na região de Xinjiang, no extremo oeste da China. Pequim nega qualquer abuso e acusou os países ocidentais de interferência e de vender mentiras.

Um cidadão chinês, identificado como Ayub, e seis afegãos foram mortos na explosão, que ocorreu perto da cozinha, enquanto vários outros ficaram feridos, acrescentou Zadran.

Vídeos compartilhados nas mídias sociais mostraram destroços espalhados na rua do lado de fora e fumaça saindo de um grande buraco aberto na frente do prédio do restaurante.

"Até o momento, recebemos 20 pessoas em nosso hospital", disse Dejan Panic, diretor nacional do grupo humanitário EMERGENCY no Afeganistão, em um comunicado.

"Entre os feridos estão quatro mulheres e uma criança... Infelizmente, sete pessoas já estavam mortas na chegada."Não houve nenhuma informação imediata sobre a causa da explosão. As autoridades disseram que estavam investigando.

O Taliban ‌assumiu o controle do Afeganistão devastado pela guerra em 2021 e disse que restauraria a segurança, mas os ataques a bomba continuaram, muitos deles reivindicados pelo braço local do grupo militante Estado Islâmico.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade