Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndios florestais no Chile matam 19 pessoas em meio ao calor extremo; centenas de casas são destruídas

19 jan 2026 - 20h27
Compartilhar
Exibir comentários

Incêndios florestais no Chile mataram pelo menos 19 pessoas, informaram autoridades nesta segunda-feira, enquanto o governo retirava pessoas de áreas atingidas e combatia mais de 30 incêndios exacerbados pelo calor intenso e ventos fortes.

Embora as condições climáticas durante a noite tenham ajudado a controlar alguns incêndios, os maiores ‌ainda estavam ativos, e havia previsão de condições adversas ao longo do dia, disse o ministro da Segurança, Luis Cordero, em um briefing de imprensa ‌nesta segunda-feira.

"A projeção que temos hoje é de altas temperaturas", disse Cordero, e a principal preocupação era que novos incêndios fossem provocados em toda a região.

Partes do centro e do sul do Chile estavam sob alertas de calor extremo, com previsão de temperaturas de até 37 graus Celsius.

CENTENAS DE CASAS DESTRUÍDAS

A maioria dos mortos estava em Penco, uma pequena cidade costeira ao norte da capital regional de Concepción. Na manhã desta segunda-feira, milhares de ‍moradores da região vasculhavam os escombros de suas casas enquanto os bombeiros continuavam a apagar os incêndios nas proximidades.

Ana Caamano, 51 anos, era uma dessas moradoras, remexendo nas cinzas da casa em Lirquen, na qual foi criada e posteriormente herdada de seus pais. Entre os destroços estava o cadáver de um de seus quatro cães, alguns anéis carbonizados e uma concha de metal.

"Eles não são tão ‌importantes", disse Caamano, olhando para os anéis em sua mão. "Mas são lembranças."

Caamano e seu marido Luis, que ‌estava limpando os destroços de sua garagem para fazer um abrigo temporário, estavam visitando a família no sábado quando os incêndios começaram.

Seu filho, Franco, estava em casa e disse que estava tentando lavar a casa com mangueira quando percebeu que o fogo se aproximava, mas um vento forte repentino trouxe uma nuvem negra de fumaça que o forçou a fugir, deixando tudo para trás.

"Veio como um relâmpago, foi muito rápido", disse Franco, repetindo o que muitos moradores lembravam: um incêndio de rápida propagação que quase não lhes deu tempo para fugir.

Autoridades dizem que 325 casas foram destruídas e outras 1.100 estão sendo avaliadas.

ESTADO DE EMERGÊNCIA DECLARADO EM NUBLE, BIO BIO

No final da tarde desta segunda-feira, a agência florestal Conaf do Chile informou que os bombeiros estavam combatendo 34 incêndios em todo o país, o maior deles nas regiões de Nuble e Bio Bio, onde o presidente Gabriel Boric declarou estado de catástrofe.

Mais de 35.000 hectares foram destruídos até agora, uma área do tamanho da Filadélfia, com o maior incêndio ultrapassando 14.000 hectares nos arredores da cidade costeira de Concepción.

Miguel Castillo, professor e pesquisador do Laboratório de Incêndios Florestais da Universidade do Chile, disse que vários fatores tornaram os incêndios recentes tão mortais, incluindo a quantidade de material seco e as altas temperaturas persistentes.

"Houve vários dias consecutivos com mais de 30 graus (Celsius) e isso é raro na região de Concepción", disse Castillo. "Um ou dois dias são comuns, mas não quatro ou cinco."

Castillo acrescentou que os incêndios são mais difíceis de apagar quando atingem um determinado tamanho e que a situação tem ‌sido complicada por ventos fortes e variáveis.

"Com essas condições extremas, ele praticamente se torna um monstro incontrolável", disse Castillo, acrescentando que a maioria dos incêndios dura dois ou três dias, mas o risco é que vários incêndios ativos se combinem antes que as autoridades possam controlá-los.

Tanto o Chile quanto a Argentina começaram o ano novo com ondas de calor que continuaram. No início deste mês, incêndios florestais irromperam na Patagônia argentina, queimando cerca de 15.000 hectares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade