PUBLICIDADE

Mundo

Presidente da Itália indica que deixará cargo em 8 meses

Mattarella disse que 'está velho' e que em breve 'irá descansar'

19 mai 2021 - 08h20
(atualizado às 08h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante uma visita a uma escola em Roma nesta quarta-feira (19), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, indicou que não irá ter mais um mandato como chefe de Estado porque "está velho".

Falando de quando foi o escolhido para o Quirinale, o presidente falou às crianças que se "preocupou porque sabia quanto era trabalhosa a missão".

"Mas, duas coisas me ajudaram: tenho ótimos colaboradores, mas sobretudo, o fato que a Itália tem uma Constituição em que não há só um órgão que decide, mas as decisões são distribuídas entre vários órgãos. O presidente da República deve conhecer todos, seguir todos para poder intervir com sugestões. Mas, daqui a oito meses o meu mandato termina. Eu sou velho, mas dentro de alguns meses poderei descansar", disse Mattarella aos presentes.

Para as crianças que acompanhavam sua visita, o mandatário ainda pontuou sobre a importância de leis constitucionais, como o "artigo 2, que fala de direitos invioláveis, e o artigo 3, que indica o valor da igualdade e esse é o principal direito".

"Somos todos iguais perante à lei, qualquer que seja a cor da pele, a etnia, somos todos iguais. Há uma coisa que a pandemia nos lembrou, com todos sendo obrigados a usar máscaras: somos todos iguais, esse é o fundamento dos direitos, a igualdade dos cidadãos", acrescentou.

Mattarella tem 79 anos e assumiu o cargo de presidente da Itália em fevereiro de 2015. Durante sua Presidência, o país teve quatro primeiros-ministros, alguns com mais de um período à frente do governo: Matteo Renzi, Paolo Gentiloni, Giuseppe Conte e, atualmente, Mario Draghi.

Em sua carreira, foi juiz da Corte Constitucional (2011-2015) e é um mandatário reconhecido positivamente por todas as correntes políticas italianas. Com seu amplo conhecimento jurídico e constitucional, Mattarella tem a admiração pública e é um ponto pacificado na conturbada política italiana.

Além da sua vida pública, Mattarella também teve o irmão mais velho, Piersanti, assassinado pela máfia na década de 1980. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade