PUBLICIDADE

Mundo

Potências europeias fazem apelo a Trump por manutenção de acordo nuclear com Irã

11 jan 2018 - 15h21
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Reino Unido, França e Alemanha pediram nesta quinta-feira ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mantenha o acordo que contém as ambições nucleares do Irã, na véspera de uma decisão do líder norte-americano sobre sanções a Teerã que as potências europeias temem poder tornar ineficaz um acordo duramente criticado por Trump.

Presidente norte-americano, Donald Trump, assina regulamentação na Casa Branca, Washington, Estados Unidos
10/01/2018 REUTERS/Carlos Barria
Presidente norte-americano, Donald Trump, assina regulamentação na Casa Branca, Washington, Estados Unidos 10/01/2018 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

Aclamado por seus apoiadores como essencial para impedir o Irã de produzir uma bomba nuclear, o acordo suspendeu sanções econômicas em troca de Teerã limitar seu programa nuclear. O acordo também foi assinado por China, França, Rússia, Reino Unido, Alemanha e a União Europeia.

O Congresso dos EUA exige que o presidente certifique periodicamente o cumprimento do Irã e emita uma autorização para permitir que sanções norte-americanas permaneçam suspensas. O próximo prazo é na sexta-feira.

Em nítido contraste à visão de Trump de que o pacto de 2015 foi o "pior acordo já negociado", ministros das Relações Exteriores dos três países e a diplomata mais sênior da União Europeia disseram não haver alternativa para isto, e que sanções devem permanecer suspensas.

"Nós concordamos sobre esta abordagem, nós queremos proteger (o acordo) contra qualquer possível decisão que possa prejudicá-lo", disse o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, ao lado de suas contrapartes de França e Reino Unido e da chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, após encontro com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif.

"Isso é absolutamente necessário para impedir o desenvolvimento de armas nucleares, em um momento em que outras partes do mundo estão discutindo como consegui-las", disse Gabriel, mais tarde mencionando especificamente a Coreia do Norte em seus comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade