PUBLICIDADE

Mundo

População da China atingirá "ponto de inflexão" em 2026-2030, diz entidade

12 mai 2021 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários

A China deve atingir um "ponto de inflexão" entre 2026 e 2030, quando sua população alcançará um platô ou até encolherá, já que o número menor de bebês significa uma desaceleração e depois uma reversão no ímpeto de crescimento, disse um centro de estudo estatal nesta quarta-feira.

Pedestres caminham em área comercial de Xangai, China
10/05/2021 REUTERS/Aly Song
Pedestres caminham em área comercial de Xangai, China 10/05/2021 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

O país mais populoso do mundo viu um crescimento populacional de 5,38% na última década, quando chegou a 1,41 bilhão de pessoas, de acordo com os resultados de um censo de âmbito nacional divulgado na terça-feira.

Trata-se do menor crescimento populacional desde os anos 1950.

A fertilidade declinou por causa da política de filho único de décadas de duração, dos custos de vida crescente e das convenções morais em transformação.

Um crescimento populacional negativo deve ocorrer devido a uma queda no número de pessoas jovens e em idade de trabalho, criando problemas para uma economia que há tempos conta com os chamados dividendos demográficos para sustentar o crescimento.

A China errou por uma margem pequena a meta de elevar sua população para cerca de 1,42 bilhão de pessoas até 2020. Sua taxa de fertilidade caiu para 1,3 criança por mulher --a meta era 1,8.

Em 2020, só 12 milhões de bebês nasceram, o índice mais baixo desde 1961.

"A era de crescimento populacional zero ou até negativo está se aproximando gradualmente", disse Zhai Zhenwu, professor do Centro de Pesquisa de População e Desenvolvimento da China.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade