PUBLICIDADE

Mundo

Polícia da Itália usará armas de choque elétrico em junho

Medida foi anunciada por Matteo Salvini neste domingo(14)

14 abr 2019 - 11h11
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia da Itália começará a usar oficialmente pistolas de choque elétrico, que bloqueia por alguns segundos os movimentos dos atingidos, a partir de junho, informou neste domingo (14) o vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini. A medida, promovida pelo líder do partido ultranacionalista Liga, é uma maneira de tentar reduzir a letalidade de ações policiais caso os agentes se encontrem em situações de resistência.

Polícia da Itália usará armas de choque elétrico em junho
Polícia da Itália usará armas de choque elétrico em junho
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Desde setembro do ano passado, os chamados "tasers" são testados em 12 cidade italianas: Milão, Nápoles, Turim, Bolonha, Florença, Palermo, Gênova, Catânia, Pádua, Caserta, Reggio Emília e Brindisi.

    No entanto, assim que a medida entrar em vigor o país inteiro adotará a prática. O decreto ainda prevê que, além do spray de pimenta e a arma tradicional, o teaser faça parte do arsenal policial. A arma elétrica será confiada à Polícia de Estado, à Arma dos Carabineiros e à Guarda de Finanças. Durante os testes, os agentes treinaram para usar um modelo de cor amarela. As diretrizes emitidas pelo Departamento de Segurança Pública definem o objeto como "uma arma pessoal", que usa impulsos elétricos para inibir os movimentos do sujeito afetado. A distância aconselhável para um tiro efetivo é de 3 a 7 metros. A decisão de usar o taser foi tomada depois que um jovem foi morto pela polícia ao tentar agredir um agente. O equipamento também será usado pelo Vaticano na segurança do papa Francisco.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade