PUBLICIDADE

Mundo

Pessoas que tiveram dengue podem ter menos chance de contrair Zika, indica estudo

7 fev 2019 - 19h58
Compartilhar
Exibir comentários

Pessoas que já tiveram dengue, doença transmitida por picada de mosquito que infecta aproximadamente 400 milhões de pessoas por ano, podem reduzir em quase 50 por cento a chance de contrair a Zika, disseram pesquisadores brasileiros e norte-americanos nesta quinta-feira.

Mãe segura filho de quatro meses com microcefalia em Olinda
11/02/2016 REUTERS/Nacho Doce
Mãe segura filho de quatro meses com microcefalia em Olinda 11/02/2016 REUTERS/Nacho Doce
Foto: Reuters

A descoberta, publicada na revista científica Science, pode ter implicações nas vacinas contra a dengue já aprovadas e nas ainda em testes pela Sanofi, Takeda Pharmaceutical, Merck & Co e pelo Instituto Butantan, disseram.

A conclusão foi baseada em testes realizados com amostras de sangue coletadas em um longo estudo com cerca de 1.500 mulheres em Salvador, cidade muito afetada pela epidemia de Zika que começou em 2015 no Brasil.

A dengue e a Zika são doenças estreitamente relacionadas. Cientistas têm associado a contração da Zika durante a gravidez com severas deficiências congênitas, incluindo a microcefalia, marcada por uma tamanho reduzido da cabeça.

No geral, o estudo descobriu que 73 por cento das participantes foram afetadas pela Zika, e que a alta taxa de infecção nesta parte do Brasil explica o alto número de crianças nascidas com microcefalia, disse Albert Ko da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, um dos principais autores do estudo.

Participantes do estudo que já haviam sido expostas à dengue, entretanto, tinham menos chance de contrair a Zika.

"Se você tem altos níveis de anticorpos contra a dengue, você pode reduzir suas chances de ser infectado em quase 50 por cento", disse Ernesto Marques, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Pittsburgh e da Fundação Oswaldo Cruz, em entrevista por telefone.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade