Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peru suspende mineração no norte do país após morte de 13 mineiros

5 mai 2025 - 15h16
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A mineração no distrito de Pataz, no norte do Peru, será suspensa por 30 dias, disse a presidente Dina Boluarte nesta segunda-feira, após 13 trabalhadores de minas de ouro na área serem sequestrados e mortos por mineradores ilegais.

O governo do Peru também planeja estabelecer uma base militar e implementar um toque de recolher que vai das 18h às 6h no distrito.

"As Forças Armadas assumirão o controle da área onde a Poderosa opera", disse Boluarte.

No domingo, a mineradora Poderosa informou que os corpos de 13 trabalhadores de uma empresa local, que tinha um contrato de mineração com a Poderosa, foram recuperados pela polícia depois de terem sido sequestrados no mês passado.

O Peru é o terceiro maior produtor de cobre do mundo, mas os depósitos do metal vermelho estão em sua maior parte no sul. O ouro e a prata são extraídos no norte.

A Poderosa alegou que quase 40 pessoas -- incluindo empreiteiros e mineradores artesanais -- foram mortas recentemente em Pataz pelas mãos de gangues criminosas.

Desde 2020, mineiros ilegais tomaram conta de áreas sob o controle da Poderosa.

O local já estava em estado de emergência, com forte presença policial e militar, devido aos ataques às operações da Poderosa.

O ministro de mineração e energia do Peru, Morge Montoro, afirmou que a pausa de 30 dias pode ser estendida.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade