Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Personalidades iranianas pedem fim de hostilidades com Israel

Apelo foi assinado por vencedores do Nobel, artistas e ativistas

16 jun 2025 - 12h44
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Diversas personalidades iranianas, incluindo vencedores do Prêmio Nobel, artistas e ativistas da sociedade civil, lançaram um apelo para pedir o fim da guerra entre Israel e o Irã e a interrupção imediata do enriquecimento de urânio no programa nuclear de Teerã.

Cineasta Jafar Panahi venceu a Palma de Ouro
Cineasta Jafar Panahi venceu a Palma de Ouro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O documento foi publicado nesta segunda-feira (16) no jornal francês "Le Monde" e tem entre os seus signatários Jafar Panahi, cineasta dissidente e Palma de Ouro no último Festival de Cinema de Cannes, com "Um Simples Acidente".

Também assinaram o apelo a ativista Narges Mohammadi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2023 e conhecida defensora da desobediência civil feminista contra o véu islâmico no Irã; o cineasta Mohammad Rasoulof; a advogada e Nobel da Paz em 2003, Shirin Ebadi; e Abdolfattah Soltani, defensor dos direitos humanos.

"Pedimos o fim imediato do enriquecimento de urânio por parte da República Islâmica, o fim das hostilidades militares, o fim dos ataques a infraestruturas vitais tanto no Irã quanto em Israel e o fim dos massacres de civis nos dois países", afirma o texto.

O grupo se define como "profundamente apegado à integridade territorial do Irã e ao direito inalienável de seu povo à autodeterminação no âmbito da verdadeira soberania".

No documento, eles dizem estar convencidos de que o conflito em andamento "não apenas destrói a infraestrutura e causa baixas civis, mas representa uma séria ameaça aos próprios fundamentos da civilização humana".

Irã e Israel travam um conflito que já deixou quase 250 mortos desde a última sexta-feira (13), quando as tropas de Benjamin Netanyahu iniciaram um ataque sem precedentes contra o Irã, com o objetivo declarado de evitar que a nação desenvolva armas nucleares.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade