PUBLICIDADE

Mundo

Pentágono toma conhecimento de ataques reivindicados por Houthis a navios no Mar Vermelho

3 dez 2023 - 15h46
Compartilhar
Exibir comentários

O Pentágono disse estar ciente de relatos sobre ataques a um navio de guerra e a navios comerciais norte-americanos no Mar Vermelho neste domingo, ao passo que o grupo Houthi do Iêmen reivindicou ataques de drones e mísseis contra dois navios israelenses na região.

"Estamos cientes dos relatos sobre ataques ao USS Carney e a navios comerciais no Mar Vermelho e forneceremos informações assim que estiverem disponíveis", disse o Pentágono.

O movimento Houthi do Iêmen disse que a sua marinha atacou dois navios israelenses, o Unity Explorer e o Number 9, com um drone armado e um míssil naval.

Um porta-voz militar do grupo disse que os dois navios foram alvejados depois de rejeitarem avisos, sem oferecer mais detalhes.

Num comunicado transmitido, o porta-voz disse que os ataques foram em resposta às exigências do povo iemenita e aos apelos das nações islâmicas por apoio ao povo palestino.

O porta-voz militar israelense não respondeu à solicitação de comentário até o momento.

O incidente acontece após uma série de ataques em águas do Oriente Médio desde o início da guerra entre Israel e o grupo militante palestino Hamas, em 7 de outubro.

Um navio de carga ligado a Israel foi apreendido no mês passado pelos Houthis, que são aliados do Irã. O grupo, que controla a maior parte da costa do Mar Vermelho do Iêmen, já havia disparado mísseis balísticos e drones contra Israel e prometeu atingir mais navios israelenses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade