PUBLICIDADE

Mundo

Partido aliado de Johnson acusa Irlanda de provocar Brexit sem acordo ao recusar oferta

3 out 2019 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários

Os aliados do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na Irlanda do Norte acusaram nesta quinta-feira seus vizinhos irlandeses de rejeitarem uma oferta razoável e provocarem uma saída sem acordo da União Europeia.

Líder do DUP, Arlene Foster
30/09/2019
REUTERS/Henry Nicholls
Líder do DUP, Arlene Foster 30/09/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Foto: Reuters

"A rejeição do sr. Coveney a uma oferta razoável está pavimentando o caminho para uma saída sem acordo, porque o unionismo não permitirá que a Irlanda do Norte fique presa aos caprichos de Dublin ou da UE. Não aceitaremos isso", disse a líder do DUP, Arlene Foster.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, disse ao Parlamento irlandês que, se as últimas propostas do Reino Unido para um acordo de saída da União Européia forem sua oferta final, então o que os aguarda é um Brexit sem acordo.

"A preparação do governo irlandês para descartar o princípio do consentimento para a conveniência de seu país é tola ao extremo e passa uma mensagem muito clara aos unionistas", disse Foster.

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, elogiou a oferta do Reino Unido à União Europeia, mas disse que os arranjos alfandegários e o poder de veto à Assembléia da Irlanda do Norte sobre qualquer divergência regulatória futura em relação às regras da UE são um problema.

O Reino Unido deve deixar a UE no final de outubro, mas os dois lados não conseguiram concordar com os termos do divórcio. O maior obstáculo continua sendo um profundo desacordo sobre como manter aberta a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte após o Brexit.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade