PUBLICIDADE

Mundo

Papa publica encíclica inspirada na pandemia no dia 4/10

Fratelli Tutti trará reflexão sobre fraternidade e amizade socia

16 set 2020 - 10h55
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco publicará oficialmente a sua nova encíclica no próximo dia 4 de outubro, às 12h (7h no horário de Brasília), confirmou o Vaticano nesta quarta-feira (16).

Papa Francisco publicará encíclica no dia em que a Igreja celebra o santo que o inspirou
Papa Francisco publicará encíclica no dia em que a Igreja celebra o santo que o inspirou
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O documento será firmado um dia antes, durante a visita de Jorge Mario Bergoglio à cidade de Assis, na Itália, e será publicado no dia de festa de São Francisco de Assis - de quem adotou o nome religioso para o Pontificado.

Chamada de "Fratelli tutti" ("Todos Irmãos", em tradução livre), a encíclica foi inspirada na pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e nas reflexões do Pontífice sobre a sociedade atual. Conforme já havia informado a Santa Sé, os textos serão focados na "fraternidade" e na "amizade social".

De acordo com o site católico "Vatican News", apesar dos detalhes ainda serem desconhecidos, o documento pretende levar uma mensagem e uma reflexão "a todos os homens e mulheres de boa vontade", destacando a importância de um "mundo inclusivo e nunca excludente".

Desde que a pandemia de Covid-19 atingiu todo o mundo, o Papa vem usando sua voz para destacar a importância de uma sociedade unida e preocupada com os mais vulneráveis, criticando o que sempre chamou de "cultura do descarte" - que exclui milhões de pessoas no mundo por fatores sociais ou econômicos.

O líder da Igreja Católica também pontuou sobre a necessidade urgente de proteger o meio ambiente, a natureza feita pelo "Criador", como forma de sobrevivência da própria espécie humana.

Nas questões práticas, Francisco instituiu um fundo assistencial de emergência com doações de dinheiro, equipamentos e demais itens necessários para o combate à pandemia do Sars-CoV-2 em diversos países do mundo.

Essa é a terceira encíclica publicada por Bergoglio à frente da Igreja. A primeira foi a "Lumen fidei", de 2013, ano em que assumiu a liderança da Santa Sé, e a última foi a "Laudato sí" (2015) - também inspirada no santo católico de Assis, ressaltando o Cântico das Criaturas. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade