Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco diz que passa por ‘momento de provação’: ‘Físico está fraco’

Pontífice está internado há mais de 1 mês na Itália por problemas respiratórios

16 mar 2025 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco
Papa Francisco
Foto: Reprodução/Getty Images

O papa Francisco mandou uma mensagem aos fiéis na manhã deste domingo, 16, diretamente d hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde o dia 14 de fevereiro com pneumonia bilateral

"Enquanto atravesso este momento de provação", "uno-me a tantos irmãos e irmãs doentes: frágeis, assim como eu neste momento", escreveu o pontífice.

“O nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns para os outros, na fé, sinais luminosos de esperança”, completou o argentino, de 88 anos.

Na noite de sábado, o Vaticano informou que o papa continua “estável”, mas que ele ainda não tem previsão de alta e que precisa continuar o tratamento mesmo com a “melhora gradual”.

Na última quinta-feira, 13, o religioso completou 12 anos de papado. O argentino Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta. Como pontífice, assumiu o nome Francisco, e durante os últimos 12 anos realizou diversas mudanças no Vaticano. Um dos maiores exemplos é a Reforma da Cúria Romana. Graças ao papa, os dicastérios e os ministérios da Santa Sé podem ser comandados por laicos, inclusive mulheres.

Francisco se tornou sacerdote em 1969, bispo em 1992 e arcebispo de Buenos Aires em 1998, e cardeal em 2001. Entre os temas abordados por ele estão os escândalos sexuais na igreja católica, tendo tomado medidas significativas para resolver o problema. Ele é defensor dos direitos dos migrantes e refugiados, e pediu a líderes mundiais que tomassem medidas urgentes para enfrentar a crise migratória global.

A trajetória do papa também foi marcada por uma declaração em 2013, em que ele afirmou que não poderia julgar uma pessoa homossexual. Francisco defende o acolhimento de divorciados na Igreja Católica, uma postura criticada pelos mais conservadores da religião.

Em 2023, Francisco disse também que mulheres transexuais são “filhas de Deus” e não devem ser tratadas de forma diferente pela Igreja Católica.

Francisco foi eleito papa após a renúncia de Bento XVI, o primeiro pontífice em quase 600 anos a se aposentar. Em uma biografia publicada neste ano, Francisco revelou que não esperava em 2013 ter sido eleito papa. 

Desde que assumiu, o argentino abriu mão de certos luxos oferecidos ao papa, como o uso de sapatos vermelhos – ele escolheu usar calçados pretos –, e optou por viver em um apartamento na Casa de Santa Marta, e não no Palácio Apostólico.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade