Papa celebra Imaculada Conceição e apela por paz e reconciliação
Leão XIV fez oração na famosa Piazza di Spagna, em Roma
O papa Leão XIV foi ao centro de Roma nesta segunda-feira (8) para realizar a tradicional homenagem à Imaculada Conceição e fez uma oração marcada por apelos à paz, reconciliação e esperança.
O Pontífice visitou a Piazza Mignanelli, ao lado da famosa Piazza di Spagna, e, como manda a tradição, depositou flores aos pés da coluna que sustenta a estátua da Virgem Maria.
O Papa abençoou um buquê de flores brancas adornado com uma fita do Vaticano, colocado posteriormente diante da coluna de 15 metros. "Imaculada Mãe de um povo fiel, vossa transparência ilumina Roma com luz eterna, vosso caminho perfuma suas ruas mais do que as flores que hoje oferecemos", rezou Leão XIV.
Em sua oração, o líder da Igreja Católica fez referência especial ao Jubileu, que se encerra em 6 de janeiro, e pediu que ele "inspire novas perspectivas na Igreja que caminha em Roma e nas Igrejas particulares que, em cada contexto, reúnem as alegrias e esperanças, as tristezas e angústias de nossos contemporâneos, especialmente dos pobres, e de todos os que sofrem".
Leão XIV também convidou os fiéis a continuarem o espírito jubilar mesmo após o fechamento das portas sagradas: "Depois das Portas Santas, que outras portas de lares e oásis de paz sejam abertas, onde a dignidade possa florescer novamente, a não violência possa ser ensinada e a arte da reconciliação possa ser aprendida".
O Papa lembrou que, durante o Ano Santo, Roma recebeu peregrinos de todo o mundo e, apesar das dificuldades atuais, destacou que a humanidade "embora provada e por vezes esmagada, continua a ser um vaso do Espírito da vida".
Por fim, Robert Prevost apelou que a Virgem interceda por todos, "enquanto enfrentamos mudanças que parecem nos pegar despreparados e impotentes".
"Inspira sonhos, visões e coragem, tu que sabes melhor do que ninguém que nada é impossível para Deus, e ao mesmo tempo que Deus nada faz sozinho. Coloca-nos no caminho, ajuda-nos a sermos sempre Igreja com e entre o povo, fermento na massa de uma humanidade que clama por justiça e esperança", concluiu.
Centenas de fiéis acompanharam o Santo Padre na Piazza di Spagna, onde ele chegou de papamóvel por volta das 15h55 (horário local) e foi recebido pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, antes de caminhar até a base da coluna para a oração e a bênção das flores.
Após o momento de devoção, Leão XIV cumprimentou autoridades presentes. Depois, dedicou alguns minutos aos fiéis, incluindo doentes que estavam posicionados nas primeiras filas.
A tradição papal de oferecer flores à Imaculada Conceição remonta a 1857, três anos após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição por Pio IX. Desde então, o gesto se tornou um dos rituais mais representativos do início do Advento em Roma.