PUBLICIDADE

Mundo

Pandemia expôs limites do 'populismo negacionista', diz Merkel

Chanceler alemã fez discurso em Bruxelas nesta quarta-feira(8)

8 jul 2020 - 16h34
(atualizado às 17h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, presidente temporária da União Europeia (UE), afirmou nesta quarta-feira (8) que a pandemia do novo coronavírus demonstrou os limites do populismo e do nacionalismo.

Chanceler alemã fez discurso em Bruxelas nesta quarta-feira(8)
Chanceler alemã fez discurso em Bruxelas nesta quarta-feira(8)
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Durante discurso em Bruxelas, a política alemã mandou um duro recado para líderes mundiais, que, nos últimos meses, estão ignorando os protocolos sanitários defendidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e se negando a aceitar a gravidade da Covid-19. "Estamos vendo no momento que a pandemia não pode ser combatida com mentiras e desinformação, nem pode ser com ódio e agitação", disse.

Segundo Merkel, que não citou nomes, "o populismo que nega os fatos está mostrando seus limites". A declaração, no entanto, tem sido visto como uma referência aos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro.

Os dois estão entre os líderes mais negacionistas em relação à pandemia do novo coronavírus. Os países, inclusive, são os com maior número de mortes e casos da doença. "Em uma democracia precisamos de verdade e transparência. Isso distingue a Europa, e a Alemanha a defenderá durante sua presidência", prometeu Merkel.

A Alemanha, que assumiu no dia 1º de julho a responsabilidade de liderar as reuniões do bloco terá o desafio de garantir o consenso no debate em torno do fundo de resgate pós-pandemia para os países-membros. Merkel acredita que essa crise é uma forma de tentar enfraquecer o bloco.

"Não devemos ser ingênuos: em muitos estados-membros, os opositores da Europa estão apenas esperando para usar a crise para seus fins", alertou. "Devemos mostrar a todos eles onde está o valor agregado da cooperação na União Europeia. Devemos mostrar que um retorno ao nacionalismo não significa mais, mas menos controle".

Em seu discurso, Merkel também pediu um rápido acordo sobre o fundo de recuperação. "Queremos chegar rapidamente a um acordo, vimos uma grande perturbação econômica e não podemos perder tempo", disse ela. "Espero que cheguemos a um acordo antes do recesso de verão (na Europa)."

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade