PUBLICIDADE

Oriente Médio

Visita de inspetores de armas químicas a Douma é adiada

18 abr 2018 - 07h30
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma visita de inspetores internacionais de armas químicas ao local de um suposto ataque com gás venenoso na cidade síria de Douma foi adiada devido a tiroteios no local durante visita de uma equipe de segurança da ONU na terça-feira, disseram fontes à Reuters.

Carro da Opaq em Damasco 17/04/2018 REUTERS/Omar Sanadiki
Carro da Opaq em Damasco 17/04/2018 REUTERS/Omar Sanadiki
Foto: Reuters

A equipe de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)entraram em Douma para avaliar a situação antes de uma visita de inspetores da entidade internacional Organização para Proibição de Armas Químicas (Opaq), segundo as fontes, que foram informadas sobre a missão da equipe.

Uma fonte disse à Reuters que a equipe avançada "encontrou uma situação de segurança" incluindo troca de fogo que levou ao adiamento, mas não pôde fornecer mais detalhes .

O embaixador da Síria na ONU havia dito na terça-feira que a missão da Opaq iniciaria seu trabalho em Douma nesta quarta-feira se a equipe de segurança da ONU considerasse a situação adequada no local.

Separadamente, uma fonte da ONU disse que os inspetores da Opaq provavelmente não irão a Douma nesta quarta-feira. A fonte da ONU não deu detalhes sobre o tiroteio observado no local.

O suposto ataque químico de 7 de abril matou dezenas de pessoas em Douma, de acordo com organizações de ajuda humanitária. O incidente levou os grupos rebeldes que controlavam Douma a entregarem o controle da cidade ao governo sírio.

O governo sírio e sua aliada Rússia dizem que o ataque foi forjado como um pretexto para justificar ataques militares que foram lançados no sábado por Estados Unidos, Reino Unido e França contra a Síria.

Veja também:

Mãe gorila emociona funcionários de zoo ao beijar filhote recém-nascido:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade