PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria entrega primeira lista de armas químicas a serem destruídas

20 set 2013 - 11h25
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Síria entregou uma primeira lista de armas químicas que deverão ser destruídas, anunciou nesta sexta-feira em Haia a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

"A OPAQ recebeu do governo sírio uma primeira lista relacionada ao seu programa de armas químicas", afirma a organização em um e-mail dirigido à AFP. "A lista é estudada pela secretaria técnica da organização", acrescentou o comunicado. Um diplomata das Nações Unidas indicou à AFP que a lista foi recebida na quinta-feira: "é muito longa e está sendo traduzida".

Reportagens exclusivas
AFP

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através do trabalho dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, país vizinho e sensível à crise síria, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas para acompanhar o desenrolar de um conflito complexo e com desfecho ainda incerto. Enviado especial para o conflito, Morales passou dias com rebeldes para conhecer sua visão do conflito.

Um acordo assinado no último fim de semana em Genebra entre Estados Unidos e Rússia para destruir o arsenal químico da Síria prevê que Damasco fornecerá uma documentação completa sobre o conjunto de suas armas químicas e das instalações relacionadas a elas. No entanto, a OPAQ anunciou nesta sexta-feira que decidiu adiar indeterminadamente sua reunião de domingo em Haia sobre a destruição das armas químicas sírias.

"A reunião do Conselho executivo da OPAQ sobre a Síria, programada para 22 de setembro, foi adiada", indicou a OPAQ em um comunicado. "Anunciaremos a nova data e hora quando for possível", acrescentou.

A reunião, adiada várias vezes, deve permitir aos 41 Estados membros do Conselho executivo examinar a adesão da Síria à Convenção sobre armas químicas e o início do programa de destruição das armas químicas sírias.

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade