PUBLICIDADE

Oriente Médio

Morre importante líder do Estado Islâmico em bombardeio

Ataque aéreo da coalização aconteceu na cidade iraquiana de Mossul nesta quinta-feira

20 nov 2014 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

Um importante líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e dois de seus colaboradores morreram ontem à noite em bombardeios lançados pela coalizão internacional perto da cidade iraquiana de Mossul, informou nesta quinta-feira à Agência EFE uma fonte militar.

O comandante da Força de Libertação da província de Ninawa, da qual Mossul é capital, general Khaled al Hamdani, disse que o ataque aconteceu quando os dirigentes extremistas participavam de um treino do EI na área de Meshirfa, ao oeste da cidade.

No ataque, morreram Raduan Taleb Hussein Al Hamduni, nomeado pelo EI "wali" (governador) de Mossul após a entrada dos jihadistas na cidade em junho passado; seu ajudante Rafea al Mashadani e outro dirigente não identificado de nacionalidade saudita.

Além disso, Al Hamdani revelou que dezenas de líderes e combatentes do EI morreram na semana passada em intensos bombardeios da coalizão internacional contra posições jihadistas em zonas próximas de Mossul.

O governador de Ninawa, Azil al Nuyaifi -que se encontra escondido fora de Mossul-, confirmou à Efe a morte de Al Hamduni em um ataque aéreo, e disse que o líder era até agora a personalidade mais importante de Mossul que tinha se unido ao EI.

Um moradores da cidade, identificado como Shaker Mohammed, explicou que a população local se viu "surpreendida" pela morte de Al Hamduni, conhecido "como o pior dos criminosos por estar envolvido na execução de muitos policiais de Mossul".

O jihadista também é acusado de ser o responsável pela deportação de milhares de famílias e o assassinato de dezenas de turcomanos em Al Rashidiya, Al Qoba e Al Sharijan.

Além disso, era considerava um dos mais importantes comandantes militares do EI, encarregado pela administração dos combates e a preparação de planos bélicos da organização em território iraquiano, especialmente na fronteira com a Síria.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade