Hamas reelege Khaled Meshaal como líder para os próximos quatro anos
O movimento islamita Hamas reelegeu nesta segunda-feira Khaled Meshaal para um novo mandato de quatro anos como chefe de política do grupo palestino, informaram meios de comunicação egípcios e árabes. No entanto, a escolha ainda não foi confirmada oficialmente pelo grupo palestino.
Fontes do grupo disseram à agência oficial egípcia Mena que o Conselho da Shura (principal órgão de decisão do Hamas) elegeu Meshaal, de 56 anos, por aclamação. As mesmas fontes explicaram que há uma necessidade de Meshaal continuar à frente das questões políticas do grupo devido a uma possível reconciliação entre as facções palestinas, processo que inclui a formação de um governo de união nacional.
A continuação de Meshaal à frente do Hamas ocorre apesar de ele ter manifestado em várias ocasiões nos últimos meses sua intenção de deixar o mais alto cargo do grupo. Sua indecisão tem origem em acusações promovidas pelo governo do movimento islamita palestino. Uma delegação composta por dirigentes do Hamas, que governa na Faixa de Gaza, embarcou no sábado com destino ao Egito para participar da reunião. Faziam parte da delegação o líder e primeiro-ministro do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh; o destacado dirigente Mahmoud Zahar e o ministro do Interior, Fathi Hamad.