EUA e Afeganistão lançam operação contra talibãs em Kandahar
Os Exércitos dos Estados Unidos e do Afeganistão lançaram uma nova operação de combate conjunta na província de Kandahar, um dos maiores redutos dos talibãs, informou o The New York Times neste domingo.
A ofensiva, batizada de Operação Golpe de Dragão, foi iniciada há poucos dias e, segundo as fontes citadas pelo diário, tem como meta acabar com a presença de talibãs em três distritos da província do sul afegão, Arghandab, Zhari e Panjwye.
"Esperamos uma luta muito dura", disse, em Cabul, o porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Força Internacional de Assistência para o Afeganistão, o general Josef Blotz, que explicou que o objetivo final das ações é "destruir as posições a partir da onde lutam os talibãs, para que não tenham lugar onde se esconderem".
O governo americano considera primordial para a segurança do país conquistar o controle de Kandahar. As forças internacionais contam na atualidade com cerca de 150 mil soldados, o que representa o número mais alto nos nove anos de guerra no país. Do total, 30 mil estão localizados na região de Kandahar. As tropas americanas no país chegaram ao número de 100 mil soldados depois de o presidente Barack Obama ordenar o envio do reforço de 30 mil.