PUBLICIDADE

Mundo

OMS pede moratória sobre doses de reforço de vacina contra Covid-19

4 ago 2021 - 10h50
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está pedindo uma moratória sobre as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 até pelo menos final de setembro, disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quarta-feira.

Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra
24/05/2021 Laurent Gillieron/Pool via REUTERS
Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra 24/05/2021 Laurent Gillieron/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

O movimento é para permitir que pelo menos 10% da população de cada país seja vacinada, disse Tedros.

O apelo para interromper a distribuição de doses reforço da vacina contra a Covid-19 é o mais forte já feito pela agência da ONU, à medida que a lacuna entre as taxas de imunização em países ricos e pobres aumenta.

"Entendo a preocupação de todos os governos em proteger seu povo da variante Delta. Mas não podemos aceitar países que já usaram a maior parte do fornecimento global de vacinas usando ainda mais", acrescentou Tedros.

Os países mais ricos administraram cerca de 50 doses para cada 100 pessoas em maio, e esse número dobrou desde então, de acordo com a OMS. Os países de baixa renda só conseguiram administrar 1,5 dose para cada 100 pessoas, devido à falta de insumos.

"Precisamos de uma reversão urgente: da maioria das vacinas que estão indo para países de alta renda, irem para países de baixa renda", disse Tedros.

Alguns países começaram a usar ou discutir a necessidade de doses de reforço.

Na semana passada, o presidente de Israel, Isaac Herzog, recebeu uma terceira dose da vacina contra o coronavírus, dando início a uma campanha para oferecer doses de reforço a pessoas com mais de 60 anos no país.

A Alemanha anunciou na segunda-feira que em setembro começará a oferecer uma dose de reforço a pessoas vulneráveis. Os Emirados Árabes Unidos também começarão a fornecer uma injeção de reforço a todas as pessoas totalmente vacinadas consideradas de alto risco, três meses após a segunda dose da vacina, e seis meses para outras.

Em julho, os Estados Unidos assinaram um acordo com a Pfizer e a parceira alemã BioNTech para comprar 200 milhões de doses adicionais de suas vacinas contra Covid-19 para ajudar na vacinação pediátrica, bem como possíveis doses de reforço.

Os reguladores de saúde dos EUA ainda estão avaliando a necessidade de uma dose de reforço.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade