PUBLICIDADE

Mundo

OMS emite alerta depois de sarampo infectar 34 mil na Europa em 2019

7 mai 2019 - 11h09
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 34 mil pessoas de toda a Europa pegaram sarampo nos dois primeiros meses de 2019, e a grande maioria dos casos surgiu na Ucrânia, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira, exortando as autoridades a garantir a vacinação de pessoas vulneráveis.

Ampola de vacina tríplice contra sarampo, caxumba e rubéola em hospital de Boston
26/02/2015
REUTERS/Brian Snyder
Ampola de vacina tríplice contra sarampo, caxumba e rubéola em hospital de Boston 26/02/2015 REUTERS/Brian Snyder
Foto: Reuters

O saldo de mortes dos 34.300 casos relatados em 42 países da região europeia da OMS chegou a 13. O vírus matou pessoas na Ucrânia --que sofre de uma epidemia de sarampo--, na Romênia e na Albânia. O risco é de surtos continuarem a se propagar, alertou a OMS.

"Se a reação ao surto não for rápida e abrangente, o vírus abrirá caminho para mais blusões de indivíduos vulneráveis e pode se espalhar a países adicionais dentro ou além da região", disse a entidade em um comunicado.

"Toda oportunidade para vacinar crianças, adolescentes e adultos suscetíveis deveria ser aproveitada."

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode matar e causar cegueira, surdez ou dano cerebral. Ela pode ser evitada com duas doses de uma vacina eficiente, mas --em parte devido aos bolsões de pessoas sem vacinação-- atualmente está se propagando em surtos em muitas partes do mundo, incluindo Estados Unidos, Filipinas e Tailândia.

Na Europa, a maioria dos casos de sarampo surgidos em 2019 está na Ucrânia, que teve mais de 25 mil infectados nos dois primeiros meses do ano.

Não existe tratamento antiviral específico para o sarampo, e a vacinação é a única maneira de preveni-lo, explicou a OMS. A maioria dos casos é de pessoas que não foram vacinadas ou que não receberam as doses suficientes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade