Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é cessar-fogo? Entenda termo usado no conflito entre Israel e Irã

Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que países fecharam um acordo de cessar-fogo

24 jun 2025 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários
Sistema antiaéreo de Israel respondendo a ataques iranianos
Sistema antiaéreo de Israel respondendo a ataques iranianos
Foto: Matan Golan/SOPA Images/LightRocket / Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 24, que Irã e Israel desrespeitaram o acordo de cessar-fogo, que tinha sido anunciado por ele na noite de segunda-feira, 23. Horas depois, ele foi às redes sociais para afirmar que Israel não atacará o Irã e que "o cessar-fogo está em vigor".

Mas o que isso significa? O cessar-fogo é uma paralisação temporária dos ataques em um conflito armado. De maneira simples, ele é uma trégua durante uma guerra. Para que esta ação seja bem sucedida, os dois lados envolvidos na tensão precisam concordar com os termos.

O cessar-fogo tem diferentes objetivos, mas é um período que pode ajudar tanto na negociação de acordos de paz quanto na reavaliação de estratégias militares e facilitação de ajuda humanitária.

"A guerra de 12 dias"

Trump fez uma publicação na Truth Social na noite de segunda-feira, 23, para anunciar que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo. Ele disse que os países teriam aproximadamente seis horas para concluírem suas "missões finais em andamento" e que, em até 24 horas, o fim da guerra de 12 dias seria "saudado pelo mundo".

"Supondo que tudo funcione como deveria, o que acontecerá, gostaria de parabenizar os dois países, Israel e Irã, por terem tido a resistência, a coragem e a inteligência para acabar com o que deveria ser chamado de 'A GUERRA DE 12 DIAS'", disse o presidente dos EUA. "Essa é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou e nunca durará."

"Não estou feliz"

Já nesta terça-feira, Trump afirmou que os dois países tinham violado o acordo de cessar-fogo. "Não estou feliz com Israel. Não estou feliz com o Irã também, mas realmente não estou feliz com Israel", afimrou.

O republicano voltou ao Truth Social para pedir que Israel não jogasse bombas no Irã e afirmar que, se o fizesse, seria uma "grave violação". Alguns minutos depois, Trump afirmou que os israelenses fizeram um "amigável 'aceno de avião' para o Irã" e que as aeronaves retornariam para casa.

"Ninguém se machucará, o cessar-fogo está em vigor", concluiu Trump.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade