PUBLICIDADE

Mundo

"O mundo está assistindo", diz Kushner a príncipe saudita sobre morte de Khashoggi

22 out 2018 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários

O assessor da Casa Branca Jared Kushner disse nesta segunda-feira que pediu que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita seja transparente sobre o assassinato de Jamal Khashoggi, e disse a ele que "o mundo está assistindo" à narrativa de Riad sobre o desaparecimento do jornalista.

O assessor-sênior da Casa Branca, Jared Kushner, durante evento na Casa Branca, em Washington, D.C.
27/08/2018
REUTERS/Leah Millis
O assessor-sênior da Casa Branca, Jared Kushner, durante evento na Casa Branca, em Washington, D.C. 27/08/2018 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

Khashoggi, um colunista do jornal Washington Post e crítico do príncipe saudita, Mohammed bin Salman, desapareceu há três semanas após entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul para obter documentos para se casar.

Inicialmente, Riad negou ter conhecimento do que aconteceu com o jornalista, antes de dizer que ele morreu após se envolver em uma briga dentro do consulado, uma reação recebido ceticamente por diversos governos ocidentais, prejudicando a relação com o maior exportador de petróleo do mundo.

Mas à medida que crescia a incredulidade sobre a resposta da Arábia Saudita, os comentários vindos do presidente dos EUA, Donald Trump, variavam. Em certos momentos, ele pareceu minimizar a responsabilidade de Riad no incidente, mas também alertou sobre possíveis sanções econômicas. Ele tem repetidamente alertado sobre a importância do reino como aliado.

Kushner, genro de Trump e assessor sênior da Casa Branca, tem cultivado um relacionamento pessoal com o príncipe Mohammed e pedido que Trump aja com cuidado para evitar comprometer uma importante relação estratégica e econômica, disse uma autoridade do governo.

Nesta segunda-feira, Kushner afirmou ter dito ao príncipe herdeiro: "Apenas seja transparente, seja completamente transparente. O mundo está assistindo. Essa é uma acusação muito, muito séria e uma situação muito séria".

Questionado sobre como o príncipe respondeu, Kushner, falando ao canal CNN, disse: "Veremos".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade