Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Nunca vou conseguir sair de Auschwitz-Birkenau', afirma sobrevivente

Modiano participou de evento por ocasião do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto

26 jan 2026 - 18h51
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Por ocasião do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, o escritor Sami Modiano, sobrevivente de Auschwitz-Birkenau, afirmou durante um evento em Roma, na Itália, que escapou com vida do campo de extermínio, mas que as lembranças nunca o deixaram ir embora daquele lugar.

Sami Modiano, de 95 anos, saiu com vida do campo de extermínio nazista
Sami Modiano, de 95 anos, saiu com vida do campo de extermínio nazista
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"As pessoas me dizem: 'Você conseguiu sair vivo'. Mas não. Eu ainda estou lá, nunca vou conseguir sair. Tento ser como vocês, mas não consigo; eu fiquei lá. Não posso contar tudo o que meus olhos viram", disse Modiano em um encontro com estudantes no Teatro Vascello, na capital italiana.

Natural da ilha de Rodes, que atualmente pertence à Grécia, Modiano, de 95 anos, lamentou a morte precoce do pai, Giacobbe Modiano, ocorrida em setembro de 1944, no campo de concentração de Auschwitz.

"O papai Giacobbe tinha o número 'B 7455', enquanto eu tenho o 'B 7456'. Ele 'tinha', enquanto eu 'tenho'. Digo isso com raiva porque ele não está mais aqui. Um pai adorável que conheci muito pouco. Não me deram a chance de conhecê-lo melhor", afirmou o escritor, que era adolescente quando foi capturado pelos nazistas.

As palavras de Modiano comoveram os participantes da palestra, culminando em um abraço com uma jovem que caiu em prantos durante o relato do escritor. Em seguida, o sobrevivente pediu desculpas por tê-la feito chorar. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade