Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aprovação de Trump em relação à imigração cai à mínima no mandato, mostra pesquisa Reuters/Ipsos

26 jan 2026 - 19h03
(atualizado às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A aprovação dos norte-americanos da política de imigração do presidente Donald Trump caiu para seu nível mais baixo desde seu retorno à Casa Branca em uma nova pesquisa Reuters/Ipsos, com a maioria dos norte-americanos dizendo que sua repressão à imigração foi longe demais.

A pesquisa, realizada em todo o país entre sexta-feira e domingo, ‌reuniu respostas antes e depois de os agentes de imigração terem matado, no sábado, um segundo cidadão norte-americano em Minneapolis, durante confrontos com manifestantes protestando contra o ‌envio de agentes de imigração por Trump a cidades dos EUA.

Apenas 39% dos norte-americanos aprovam o trabalho que Trump está fazendo em relação à imigração, abaixo dos 41% do início do mês, enquanto 53% desaprovam, segundo a pesquisa. A imigração foi um ponto positivo para a popularidade de Trump nas semanas seguintes à sua posse em janeiro de 2025. Em fevereiro, 50% aprovavam e 41% desaprovavam.

Trump venceu a eleição presidencial de 2024 depois de prometer um aumento histórico nas ‍deportações. Agentes de imigração mascarados, muitas vezes com equipamentos táticos de estilo militar, tornaram-se uma visão comum em todo o país e protestos contra a repressão eclodiram em várias cidades, incluindo Minneapolis, onde os agentes de imigração responderam com força mortal.

Autoridades do governo Trump acusaram o enfermeiro Alex Pretti, de 37 anos, de agredir os agentes durante um protesto em Minneapolis, antes de um agente matá-lo a tiros, embora esse relato ‌tenha aparecido em desacordo com vídeos gravados por testemunhas. Semanas antes, em Minneapolis, um agente de imigração matou a ‌tiros Renee Good, de 37 anos, outra cidadã norte-americana, durante uma operação de imigração.

MAIORIA DIZ QUE ICE FOI LONGE DEMAIS

Para 58% dos entrevistados, os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) foram "longe demais" em sua repressão, enquanto 12% disseram que não foram longe o suficiente e 26% disseram que os esforços dos agentes foram "mais ou menos corretos". Cerca de nove em cada dez democratas disseram que os agentes foram longe demais, em comparação com dois em cada dez republicanos e seis em cada dez independentes.

Vídeos virais de confrontos causaram desconforto entre os parlamentares republicanos, muitos dos quais já estão enfrentando a raiva dos eleitores em relação ao aumento dos preços antes das eleições de meio de mandato de novembro, quando o controle do Congresso e a maioria dos governos estaduais estarão em disputa.

Um dos principais pré-candidatos republicanos ao cargo de governador de Minnesota, Chris Madel, desistiu de sua candidatura nesta segunda-feira, dizendo que a repressão havia ido longe demais e tornado a disputa impossível de ser vencida por um republicano.

Trump tem culpado os democratas pelas mortes a tiros, mas nesta segunda-feira pareceu menos conflituoso, dizendo que estava "em um comprimento de onda semelhante" ao do governador democrata de Minnesota. Trump disse que ele e o governador Tim Walz tiveram uma "conversa muito boa".

AVALIAÇÃO GERAL SEGUE NA MÍNIMA DO MANDATO

O índice de aprovação geral de Trump caiu para 38%, igualando o nível mais baixo de seu atual mandato, dos 41% na pesquisa anterior da Reuters/Ipsos realizada em 12 e 13 de janeiro.

Embora as taxas de Trump tenham caído, ele continua a ter um desempenho consideravelmente melhor em relação à imigração do que seu antecessor no cargo, o ex-presidente democrata ‌Joe Biden. Os norte-americanos também continuam a ter mais confiança no Partido Republicano de Trump sobre a questão, com 37% dos entrevistados na última pesquisa dizendo que os republicanos têm a melhor abordagem sobre imigração, em comparação com 32% que preferem os democratas. Os demais disseram que não tinham certeza ou que nenhum dos partidos era melhor.

A pesquisa, realizada online em todo o país, reuniu respostas de 1.139 adultos norte-americanos e teve uma margem de erro de cerca de 3 pontos percentuais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade